quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Hummus de grão

Já tinha feito uma vez, mas como não ficou nada de especial, não publiquei. Desta vez, por inspiração da minha prima, resolvi voltar a tentar, até porque me faz imenso jeito para a dieta.

Comecei por triturar duas colheres de sopa de tahine (as sementes de sésamo trituradas com um fio de azeite) com quatro colheres de sopa de grão cozido, sumo de meio limão, uma salpicadela de pimentão doce em pó, um fio de azeite e um dente de alho. Provei e achei que merecia mais grão e mais limão (sentia-se muito o amargo das sementes de sésamo). Assim fui fazendo até me aproximar da consistência e do sabor do único hummus que comi na minha vida fora de casa, num almoço vegetariano em que tive o prazer de participar, e que consiste, portanto, na minha única referência. O meu ainda não ficou igual àquilo que guardo na memória (já lá vão dois anos), mas está lá muito perto.
Gosto mesmo muito e é uma boa alternativa aos patés e aos dips, normalmente com elevados teores de gordura.

(quando tiver net em casa, coloco as fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário