quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pão de sementes caseiro

E saíu mais uma fornada!
Como já vos disse, só faço pão na Bimby em caso de emergência. Mas não é o caso do pão de sementes. Faço sempre na Bimby, porque é delicioso. Como não tinha pão "normal" e porque o PP não gosta do pão de sementes, aproveitei e fiz os dois.


A receita base é a do Pão Integral com Sementes do Mundo de Receitas Bimby.


Raramente faço tal e qual como diz a receita, sempre com o objetivo de o tornar menos calórico ou mais saudável. Uso margarina de soja em vez de manteiga, duas partes de leite (desta vez usei de soja) para uma de água, em vez de usar apenas leite. Outra alteração que faço é no fermento; compro cubos de fermento fresco de padeiro de 25 g, supostamente, para 500 g de farinha, mas eu uso sempre só meio cubo e chega perfeitamente.
Não me atrevo a sugerir forma de fazer este pão sem Bimby, deixo isso para quem percebe mais do assunto do que eu. Mas aconselho a experimentar, porque, modéstia à parte, é o melhor pão de sementes que eu já comi!


Fiz ambos os pães em forma (o de sementes é o enfarinhado), porque é mais prático para fazer sandes. Logo que o pão arrefece, corto-o em fatias e coloco-o no congelador. Assim, temos pão para sandes sempre à mão, porque descongela muito rapidamente. As Princesas gostam muito deste pão!!!

12 comentários:

  1. olá,
    atraves do blog "aprender e organizar" vim aqui parar e, como adoro pão integral e companhia, queria saber se me pode tirar umas duvidas! O pao que está na foto só levou 440gr de farinha? Como posso adaptar para fazer na maquina de pao, ja que não tenho bimby e não posso usar as medidas do leite em gr?
    obrigada.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ups, só depois é que vi que havia mais explicaçoes em baixo, mas se puder tire-me a duvida da farinha e ja agora do tamanho da forma, se não for pedir muito!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Olá e bem vinda ao "Ar de Casa"! Em relação à farinha, as primeiras vezes que fiz o pão respeitei as quantidades. Agora (e este pão foi um deles) faço com 500g de farinha e acrescento líquido até 320 g. A quantidade de sementes até é mais ou menos a "olho". Em relação à quantidade de leite ou água, a quantidade em gramas corresponde praticamente à mesma quantidade em mililitros, ou seja 280 mL de leite. A forma é de 10 cm x 30 cm. Se fizer o pão, diga-me como correu, tá? Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Olá Gianita,
    Cheguei aqui hoje e estou a adorar.
    Já percebi que és uma expert em pão e que tens uma Bimby.
    Eu, as vezes, faço o pão na Bimby mas há uma coisa que me chatei imenso, lavar as laminas da Bimby depois de tirar de lá a massa, custa tanto e acho que não compensa fazer lá o pão só pela água que gasto para tirar de lá a massa.
    Tens aolgum "truque" para tirar a massa das laminas facilmente? ou passas o mesmo tormento que eu?
    Jocas
    Donas Taralhoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e bem vinda!!
      Antes de mais, obrigada pelos elogios...
      Não sou assim tão expert em pão. A verdade é que há coisas que nos facilitam a vida e a Bimby é uma delas. Como já aqui disse noutro post, o meu pão preferido não é o da Bimby (com exeção deste de sementes, que nunca fiz de outra maneira). Mas quando faço na Bimby, a parte da limpeza é realmente uma chatice, especialmente, se quisermos seguir o conselho de não pôr as lâminas de molho. Colocá-las de molho é a melhor forma de suavizar a limpeza. Melhor, ainda, é lavá-las na máquina (logo depois da utilização ou então depois de estar de molho, senão, nem na máquina saem os restos de massa).
      Mas eu gosto mesmo é do Artisan Bread e esse faz-se sem Bimby. Só tem o inconveniente de a massa ocupar muito espaço no frigorífico.

      Eliminar
    2. OBRIGADA pelo esclarecimento.
      Vou ver o video e tentar fazer pão da mesma forma que fazes (Artisan Bread ).
      Até amanhã
      Jocas
      Dona Taralhoca

      Eliminar
    3. Fico à espera de saber como correu. Bj

      Eliminar
  5. Olá, boa tarde, uma sugestão, pois é assim que eu faço.
    Quando faço massas, primeiroviro o copo e retiro a base e a lamina, facilita a retirar a massa que fica agarrada as láminas, depois volto a montar tudo, meto o copo na bimby, ou junto logo agua morna com um pouco de detergente da loiça, ou então programo-a por uns 3 a 4 minutos a 100º na velocidade 7 ou 8, conforme tenha muita coisa agarrada ou não.
    É simples e prático, ja que depois é so passar o copo por agua limpa.
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!
      De facto, também desmonto a Bimby para tirar a massa, mas não costumo fazer essa "pré-lavagem". Mas é mesmo por palermice, porque faço isso noutras ocasiões!! ;-)

      Eliminar
    2. Bom dia gostava de saber como fez o pão. Uma vez fiz o de milho e ficou muito duro. Ninca mais fiz rava fazer o pão com farinha integral. Pode enviar a receita. Obrigada.

      Eliminar
    3. Bom dia!!
      A receita do pão de sementes está no link por baixo da foto; a do outro pão, confesso que já não me lembro, mas terá sido a receita do livro base da Bimby, que é a que costumo fazer. No entanto, o que gosto mesmo de fazer é o Artisan Bread (in five minutes a day), que pode encontrar aqui no blog ou na web.
      Obrigada!

      Eliminar