domingo, 20 de maio de 2012

Doces para aproveitar fruta

Há quem diga que sou uma "cozinheira de mão cheia". Que querida é a Ana!!! Mas não é nada disso. Mesmo!!! Há coisas que fui aprendendo e que me calham bem. Normalmente, são aquelas coisas que calham sempre bem, a qualquer um!
Em época de crise, um pouco por todo o lado, tenta-se não desperdiçar o que quer que seja. Cá em casa não somos exceção.


Os doces de hoje tiveram precisamente esse objetivo: aproveitar fruta que já não se ia comer.
Um, o de melão, foi feito com um melão intragável que me custou mais de cinco euros. O outro, o de morango, serviu para aproveitar uns morangos que estavam a começar a estragar-se, mas que eu consegui selecionar o suficiente para o doce.




O de melão, fiz num panelão de alumínio, num bico de gás:


1,6 Kg de melão
750 g de açúcar
Sumo de 1 limão


Cortei o melão em pedaços, coloquei-o na panela juntamente com o açúcar e deixei cozinhar até adquirir a consistência desejada (não demasiada, porque, depois de frios, os doces ficam mais consistentes). Depois de desligar o gás, adicionei o sumo de limão que, li eu algures, serve para não deixar cristalizar. Devo dizer que ficou demasiado doce para o meu gosto, porque o melão tinha mesmo muita água e ficou reduzido a quase nada!




O doce de morango fi-lo na Bimby:


450 g de morango
300 g de açúcar
sumo de 1/2 limão


Coloquei os morangos na Bimby, triturei uns segundos na velocidade 6, adicionei o açúcar de deixei cozinhar 30 min / vel 1 / temp 100º. Adicionei o sumo de limão no fim e pronto!


Em ambos os casos, deixei arrefecer "de pernas para o ar", para criar vácuo. E cria mesmo! Quando abrimos os frascos faz "click"!


É interessante comparar a quantidade dos doces com a quantidade de fruta que lhes deu origem...


Considerando que estes doces podem vir a ser oferecidos, esta é uma forma, também, de poupar dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário