terça-feira, 29 de maio de 2012

Bolo de Banana

Na semana passada, tinha umas bananas naquela fase em que já ninguém as come, mas não queria deitá-las fora. Andei por aqui à procura, encontrei muitas, mas a que mais me seduziu foi esta, que adaptei, de acordo com o meu gosto pessoal.
Uma das alterações que fiz e que faço questão de evidenciar aqui, foi a de substituir os ovos. E como se substituem ovos numa receita de bolo? Imagino que haja ainda quem não saiba ou quem ainda não tenha tido coragem para experimentar. Uma das maneiras é substituir cada ovo por uma colher de sopa de sementes de linhaça hidratadas e moídas. Dá mesmo resultado! Pelo menos, o meu bolo ficou óptimo. Tão bom, que resolvi partilhar a receita convosco. Substituir os ovos assim torna o bolo mais saudável.






Ingredientes:
1+1/2 chávenas de farinha de trigo T65
1 chávena de farinha de trigo integral
1+1/2 chávenas de açúcar (pode ser menos)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 bananas bem maduras
3 colheres de sopa de sementes de linhaça
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
1 colher de chá de essência de baunilha


Misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato numa tigela e reservar. Colocar um dedo de água no fundo de um copo largo e deitar as sementes de linhaça. Deixar hidratar um pouco. Esmagar grosseiramente as bananas com um garfo, juntar as sementes de linhaça e triturar com a varinha mágica. Juntar o leite, o óleo, a baunilha e, por fim, os secos. Vai ao forno em forma untada e polvilhada com pão ralado até "passar" no teste do palito.
Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário