sábado, 3 de março de 2012

Doce de abóbora

Gosto muito de doce abóbora. Apesar de não ser grande fã das lides domésticas, estas coisas de cozinha dão-me muito prazer, não fosse eu de muito "boa boca". E gosto especialmente desta receita, porque dá menos trabalho do que a mais comum. Não é preciso cozer a abóbora previamente e depois escorrê-la, não senhora! Aí é que está!
Esta receita foi-me dada pela minha amiga Marta, que anda sempre à procura destes segredinhos junto de quem mais percebe destes assuntos.


Para fazer este docinho, fiz assim:

Dois dias antes de fazer o doce, cortei 2 Kg abóbora aos pedacinhos e coloquei-a num alguidar, com 1 Kg de açúcar, dois paus de canela e uma laranja e um limão às rodelas. O açúcar retira o líquido à abóbora e os pedacinhos ficam imersos numa calda. No dia, coloca-se tudo na panela e deixa-se fervilhar até atingir o ponto desejado. No final, adicionei sumo de um limão pequeno, que, segundo dizem, evita a cristalização do açúcar. Antes de colocar o doce em frascos esterilizados, tirei os paus de canela e as rodelas dos citrinos, dei uns toques com a varinha mágica e voltei a colocar os paus de canela. Fechei os frascos assim que os enchi com o doce (é sempre assim que faço e tem dado certo) e o resultado foi este:



Segundo dizem, também, colocar os frascos "de pernas para o ar", ajuda a selar. Agora tenho doce para umas tostinhas, umas bolachinhas, para acompanhar um requeijão e para fazer um agradinho, oferencendo um frasquinho de doce a alguém especial... Um doce muito bom e que preserva todo o sabor da abóbora, uma vez que não se deita fora a água da cozedura.

1 comentário: