quarta-feira, 21 de março de 2012

Creme de legumes com amor

Então cá vai a receita do creme de legumes que deu entrada ao jantar do Dia do Pai. Também foi improvisado, pelo que posso dizer, pela primeira vez, que esta receita é minha!


Ingredientes:
Azeite q.b.
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 tomate médio
2 batatas grandes
2 cenouras médias
1 bom punhado de ervilhas
sal q.b.

Preparação:
Refoguei a cebola, os alhos e o tomate picados, no azeite. Juntei os restantes ingredientes cortados em pedaços pequenos e a água necessária para fazer um creme com a consistência desejada (para os cremes, a água não deve subir muito para além do nível dos legumes). Depois de estar tudo cozido, triturei o creme (se for necessário, acrescentar um pouco de água e deixar levantar fervura); tal como o nome indica, deve ficar com consistência cremosa, mais grossa que uma sopa.

Guarneci este cremezinho com uns croutons que também fiz em casa. Há uns tempos cortei umas sobras de pão em cubinhos e congelei. Desta vez, foi só tirá-los do congelador e deitá-los num recipiente de ir ao forno. Reguei-os com azeite e polvilhei com alho moído e ervas de Provence. Deixei tostar no forno e... creme com eles! Hmm, uma verdadeira delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário