quarta-feira, 14 de março de 2012

As metades que sobram

Há uns meses, quando a crise já estava instalada, passou uma reportagem num noticiário, onde se deram várias dicas para poupar. Uma delas passou a fazer parte dos meus hábitos: aproveitar a metade do limão que não se usa. A sugestão era guardar o sumo em couvettes de gelo e também a raspa. Fiz uma alteração: não guardo a raspa, mas sim as cascas.


Os cubos de limão gelado já deram limonada e já temperaram carne; as cascas já aromatizaram arroz doce e vermute ou fizeram chá. Tal e qual limão fresco, garanto! Entretanto, fui adquirindo outros hábitos de pequenas poupanças que se reúnem no congelador: quando sobra meia cebola, por exemplo, pico e guardo numa caixinha. E até tem outra vantagem, quando vamos usar já está picadinha!


Há morangos, salsa, cebolinho e mais uma série de sobras que ainda se podem aproveitar e ajudar a poupar alguns tostões. Pode não parecer muito, mas lembrem-se que "grão a grão, enche a galinha o papo"!

6 comentários:

  1. No meu congelador também há sobras de batatas cozidas, cenouras, legumes... para quando for fazer sopa, assim economizo tempo e dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou daquelas que experimento congelar tudo. Até arroz branco cozido eu já congelei. E deu certo (porque era um arroz seco, senão estou convencida que não daria...).

      Eliminar
  2. Isto é tudo verdade, verdadinha e muito útil mas...é melhor juntar esta dica: citrinos, não são para guardar nunca em "metades"(não se devem guardar as metades "inteiras"). O procedimento correcto é como a Menita faz, e muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Eu já conhecia e achava muito útil guardar o sumo de limão em cubos no congelador para limonadas, mas jamais me lembrei de temperar a carne com esses cubos, excelente ideia!

    Obrigado pela visita no meu cantinho, adorei a companhia quando a li!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Na verdade, não dá tanto jeito, é muito mais prático espremer o limão diretamente sobre a carne, mas quando não há limão fresco, é uma solução!

      Eliminar
  4. Também costumo ter metade de um limão na máquina de lavar loiça.É um bom ambientador.Experimenta!
    bjs

    ResponderEliminar