terça-feira, 3 de julho de 2012

Como guardar um panelão de sopa

Gosto de fazer "panelões" de sopa, para garantir a sua presença no nosso frigorífico e nas nossas refeições durante algum tempo (não me perguntem porquê, mas detesto fazer sopa; duas vezes por semana chega bem!). Na hora de a guardar, opto por a colocar em duas caixas de plástico mais pequenas em vez de uma maior (a mais pequena da foto é um restinho que servirá para o meu almoço de amanhã).



E porquê? Por questões de arrumação não é, com certeza, porque assim, a sopa ocupa mais espaço no frigorífico. O motivo pelo qual faço assim tem a ver com a conservação. Cada vez que abrimos a caixa, estamos a abrir as portas ao microorganismos que poderão tornar a sopa menos boa ou até mesmo estragá-la. Assim, supondo que a sopa dura seis dias (o que acontece mais no verão, quando apetece menos comer sopa), a segunda caixa é aberta, pela primeira vez, no quarto dia e, em princípio, a sopa estará em melhores condições do que se a caixa tivesse sido aberta desde o primeiro dia.
Já tinham pensado nisto?

2 comentários:

  1. pois eu faço tb um "panelão", no verdadeiro sentido da,palavra, uma vez por semana; cá em casa só eu e o pestinha pequeno comemos sopa, o maridão só mesmo a muito custo; faço o tal panelão, deixo arrefecer e coloco toda a sopa em taças em proporção para 2 ou então individuais e congelo; assim, não corro o risco de estragar-se; cada taça não fica mais de 1 semana no congelador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem vinda ao Ar de Casa!
      Eu às vezes também congelo sopa. Mas o meu panelão normal, não chega a estar uma semana no frigorífico, porque somos 4 a comer sopa todos os dias e há dias em que também se come sopa ao almoço.

      Eliminar