Felizmente, descobri, há pouco tempo, um blog que me está a ajudar a mudar a minha vida, The Busy Woman and the Stripy Cat. Recomendo-o vivamente. Já consegui perceber o que me faz ser desorganizada, perceber que "arrumação" é diferente de "organização", descobrir que se pode aplicar o minimalismo em casa e na vida, entre outras coisas. Já tenho, mentalmente, planeado o que fazer, mas é preciso passar para o papel. Só não sei, ainda, por onde começar.
Aquilo que o blog mais me ajudou a perceber é que a falta de organização em casa está relacionada, na maioria dos casos, com o excesso de tralha que temos. Por "tralha" entende-se tudo o que está em casa e que não é utilizado. Para quê conservar, então, essas coisas? Só nos atrapalham, ocupam espaço, enfim, são um verdadeiro estorvo. É preciso destralhar, ou seja, livrarmo-nos da tralha. Ultimamente, sempre que me surge um bocadinho, ou sempre que me dá na "veneta" (existe, esta palavra?), vou pegando numas coisitas que me aparecem à frente e deito-as num daqueles sacos pretos, sabem? Já enchi dois ou três! O que me assusta é que parece que está tudo na mesma, ou seja, parece-me que vou mesmo encher um contentor de tralha.
Tenho um problema: o homem cá da casa acha que, enquanto houver espaço, devemos guardar tudo, porque pode vir a ser preciso. Vou ter de encontrar o equilíbrio...
Quanto à tralha que sai de casa, pode ter três destinos diferentes: lixo, doação ou venda. Para já, a minha pressa tem sido tanta, que tem ido tudo para o lixo.
Hoje, fiz o meu primeiro destralhamento: queria arrumar as prateleiras dos sapatos e resolvi dar a volta às minhas sandálias. Havia algumas com mais de dez anos, imaginem! Juntei-as todas e livrei-me daquelas que não uso e que acho que nunca mais vou usar.
Entretanto, aproveitei para fotografar cada par que ficou, para mais facilmente identificar as caixas onde eles estarão arrumados no inverno. Depois mostro, tá?
Ihihi..é uma tarefa dificil de começar mas depois sabe tão bem ter mais espaços livres.
ResponderEliminarBjs
Ter espaços livre e ter menos para arrumar e limpar, é esse o meu grande objetivo!
ResponderEliminarO Lixo de uns é o lixo de outros! O Tralhas Cá de Casa fala disso mesmo!
ResponderEliminarhttp://tralhascadecasa.blogspot.pt/
faça o seu "destralhamento" (adorei o conceito ehehe ) no nosso blog também!
Beijinhos!
Olá! Bem vinda ao Ar de Casa.
EliminarFarei, com certeza, o meu destralhamento no Tralhas Cá de Casa. Basta encontrar coisas que me pareça poderem ser úteis a outros.
Em relação ao destralhamento, o termo não é meu, encontrei-o pela primeira vez no blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat) e depois no da Thais (Vida Organizada).
Só para dizer a palavra "veneta" existe sim. Encontrei-a no dicionário Priberam da Língua Portuguesa (online):
ResponderEliminarveneta |ê|
s. f.
1. Acesso repentino de loucura.
2. [Por extensão] Mania; tineta; telha.
dar na veneta: vir à ideia.