sexta-feira, 20 de julho de 2012

Destralhamento- Episódio 1

Pode não parecer, mas sou muito desorganizada. E isso tira-me do sério. A coisa é de tal forma que nem sequer tenho tido coragem para começar a mudar.
Felizmente, descobri, há pouco tempo, um blog que me está a ajudar a mudar a minha vida, The Busy Woman and the Stripy Cat. Recomendo-o vivamente. Já consegui perceber o que me faz ser desorganizada, perceber que "arrumação" é diferente de "organização", descobrir que se pode aplicar o minimalismo em casa e na vida, entre outras coisas. Já tenho, mentalmente, planeado o que fazer, mas é preciso passar para o papel. Só não sei, ainda, por onde começar.

Aquilo que o blog mais me ajudou a perceber é que a falta de organização em casa está relacionada, na maioria dos casos, com o excesso de tralha que temos. Por "tralha" entende-se tudo o que está em casa e que não é utilizado. Para quê conservar, então, essas coisas? Só nos atrapalham, ocupam espaço, enfim, são um verdadeiro estorvo. É preciso destralhar, ou seja, livrarmo-nos da tralha. Ultimamente, sempre que me surge um bocadinho, ou sempre que me dá na "veneta" (existe, esta palavra?), vou pegando numas coisitas que me aparecem à frente e deito-as num daqueles sacos pretos, sabem? Já enchi dois ou três! O que me assusta é que parece que está tudo na mesma, ou seja, parece-me que vou mesmo encher um contentor de tralha.
Tenho um problema: o homem cá da casa acha que, enquanto houver espaço, devemos guardar tudo, porque pode vir a ser preciso. Vou ter de encontrar o equilíbrio...
Quanto à tralha que sai de casa, pode ter três destinos diferentes: lixo, doação ou venda. Para já, a minha pressa tem sido tanta, que tem ido tudo para o lixo.


Hoje, fiz o meu primeiro destralhamento: queria arrumar as prateleiras dos sapatos e resolvi dar a volta às minhas sandálias. Havia algumas com mais de dez anos, imaginem! Juntei-as todas e livrei-me daquelas que não uso e que acho que nunca mais vou usar.



Passei, assim, de dezasseis pares de sandálias para dez pares. Uma redução de quase 40%. Sinto-me realizada!! As sandálias estão já separadas em dois grupos, as que vou dar e as que vão diretamente para o lixo.
Entretanto, aproveitei para fotografar cada par que ficou, para mais facilmente identificar as caixas onde eles estarão arrumados no inverno. Depois mostro, tá?

5 comentários:

  1. Ihihi..é uma tarefa dificil de começar mas depois sabe tão bem ter mais espaços livres.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ter espaços livre e ter menos para arrumar e limpar, é esse o meu grande objetivo!

    ResponderEliminar
  3. O Lixo de uns é o lixo de outros! O Tralhas Cá de Casa fala disso mesmo!
    http://tralhascadecasa.blogspot.pt/

    faça o seu "destralhamento" (adorei o conceito ehehe ) no nosso blog também!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem vinda ao Ar de Casa.
      Farei, com certeza, o meu destralhamento no Tralhas Cá de Casa. Basta encontrar coisas que me pareça poderem ser úteis a outros.
      Em relação ao destralhamento, o termo não é meu, encontrei-o pela primeira vez no blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat) e depois no da Thais (Vida Organizada).

      Eliminar
  4. Só para dizer a palavra "veneta" existe sim. Encontrei-a no dicionário Priberam da Língua Portuguesa (online):
    veneta |ê|
    s. f.
    1. Acesso repentino de loucura.
    2. [Por extensão] Mania; tineta; telha.
    dar na veneta: vir à ideia.

    ResponderEliminar