sábado, 14 de julho de 2012

Boas escolhas: ovos

Há uns tempos, recebi um email sobre a proveniência dos ovos de compra. Fiquei, simplesmente, horrorizada.
Há quatro códigos para diferenciar os diferentes tipos, que vão desde os ovos de galinhas criadas ao ar livre até aos ovos de galinhas criadas em gaiolas. Quando vi as imagens, arrepiei-me! Não consigo compreender tamanha crueldade para com as pobres galinhas, só porque se quer aumentar a produção de ovos com os menores custos possíveis. Desde essa altura, tenho tido sempre atenção aos códigos dos ovos que compro. Não quero dar lição nenhuma sobre tudo o que aparece escrito nos ovos; apenas gostava que passassem a dar atenção, na linha de baixo, ao número que aparece antes do PT (no caso dos ovos nacionais, que também faço questão de escolher).


Neste caso, o número que aparece é 1, que quer dizer que os ovos são provenientes de galinhas criadas ao ar livre. Os outros números significam:

0 - ovos de criação biológica
2 - ovos de galinhas criadas no solo (em aviários)
3 - ovos de galinhas criadas em gaiolas (onde elas não se conseguem desviar do seu local senão uns centímetros)

Assim, os ovos que compro normalmente são estes:


São os únicos que não têm o algarismo 3, no supermercado onde costumo ir, e têm o símbolo dos produtos nacionais "Compro O Que É Nosso".
São bastante mais caros, é verdade, mas já não sou capaz de comprar dos outros. Por razões semelhantes, nunca mais comprei senão frango do campo.
Não custa assim tanto e faz muita diferença na vida das galinhas!!

2 comentários:

  1. Que horror,nunca imaginei, irei começar a ter isso em atenção...fui ver os meus ovos e são 3 :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizer uma pesquisa sobre o tema vai encontrar imagens... horrorosas! No email que andou a circular dizia, ainda, que nas galinhas das gaiolas ainda lhes cortam os bicos para não se ferirem umas às outras, uma vez que estão tão perto. E parece, também, que as enchem de antibióticos porque quando são criadas "a monte", as doenças propagam-se muito mais facilmente!

      Eliminar