sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Óleo usado... que fazer?

Ontem fiz isto para o jantar. Adooooro!!


Enquanto fritava, lembrei-me de uma publicação no site da Dona de Casa Perfeita, sobre aproveitamento de óleos de frituras. Nos comentários, apercebi-me de que ainda há muitas pessoas que não sabem o que fazer ao óleo (ou azeite) usado. Pior, percebi que ainda há quem deite pelo cano do lava-loiças. Por favor, isto nem sequer é a última coisa a fazer! Simplesmente, não se faz!!!!! A melhor solução é reciclar. A reciclagem dos óleos pode até ser feita em casa, usando para fazer sabão, por exemplo (um dia, mostro os meus sabões). Também se pode deitar num oleão (ecoponto).


Mas, se na sua zona os ecopontos ainda não têm oleões, após o passo 3 da imagem, coloque o óleo no lixo indiferenciado. Num aterro, esse óleo terá um impacto ambiental muito menor do que na água. Não custa assim tanto e o ambiente agradece!
De um modo geral, devemos evitar deitar gorduras pelo cano abaixo. Isto vale também para restos de molho, gorduras de carne grelhada, etc.. Eu, para este efeito, costumo guardar os sacos de plástico das verduras, seguram estas gorduras enquanto o lixo está em casa.
Vá lá, vamos fazer um esforço, tá?

Sem comentários:

Enviar um comentário