quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estado da Horta

Há muito que prometi dar notícias sobre a minha horta. Ora, as novidades não são muitas, os insucessos foram bastantes, mas há algumas coisas para contar.
Em primeiro lugar, os insucessos deveram-se à pobreza da terra (que precisa de ser fertilizada) e a alguma negligência da minha parte, que me fui esquecendo de regar no verão.
O que correu mesmo bem foram os meus tomatinhos Berry, dos quais vos vou contar já.

Fiz o canteirinho com terra diferente e ainda coloquei cascas saídas da cozinha no fundo. Estão assim, agora:


Os tomateiros já estão a secar, mas ainda estão carregados, veem?

O limoeiro, finalmente, traz uns limões "adolescentes". Eram cinco, mas com a chuva ficaram só estes (por enquanto). Amarelecido, coitado, está a precisar de alimento, um estrume, talvez...


Já tem algumas flores, o que, pelo menos, significa que não fui enganada, uma vez que pedi daqueles que dão limão todo o ano.

A phisalys cresceu, perdeu folhas, cresceu, voltou a perder, secaram uns galhos (por causa da falta de água) e eu fui cortando, e agora está assim (são dois pés, um muuuuito pequenino).
Terei de os colocar na terra, mas ainda terão de esperar por planos mais precisos sobre a horta.


Dois vasos com salsa, semeada há pouco tempo, com as sementes que ela própria criou. A original foi-me dada com raiz e colocada no vaso da direita (os pés mais altos, na foto).


Quem me deu a salsa também me deu hortelã, que ia desaparecendo do mapa com sede, mas que eu consegui ressuscitar. Linda, não?


Agora é a vez dos morangueiros. Não deram senão meia dúzia de morangos na época e agora estão assim:


Com frutos, com flores, mas sem grandes ambições, que o clima também já não está para isso...

E a rúcola, lembram-se? Então, começou a espigar, cresceu que se fartou, ganhou vagens (com as sementes) e eu tive preguiça, quer de recolher as sementes, quer de arrancar as plantinhas. O resultado foi que... já tenho rúcola a nascer e muita!!! Segundo me tinham dito, a época para semear é em fevereiro, mas eu acredito que o trabalho da mãe natureza é bem feito e que, em breve, poderei voltar a comer esta bela erva nas minhas saladas!


Agora só tenho de me encher de coragem e cortar as plantas secas que estão um horror! E, se a força for muita,  recolho e guardo as sementes, para futuras sementeiras.

Por último, o manjericão. Finalmente, consegui obter plantinhas!! A técnica foi fazer a sementeira na rua, porque me apercebi que é uma planta que não gosta muito de mudanças; eu fazia a sementeira dentro de casa e, quando mudava as plantas para a rua, "adeus, manjericão"!


É com muita pena, que informo que a experiência com as gojis correu muito mal. Germinaram algumas sementes, mas acabaram por morrer, porque eu as expus demasiado cedo (tinha-as tapado com palhinhas para manter a humidade e fazer sombra) e o verão por cá é muito rigoroso. Secaram todas...
As couves roxas nunca passaram de uma plantita com três ou quatro folhas e os tomates cherry cresceram tão pouco, quando comparados com os berry, que nem me dei ao trabalho de os transplantar. Se calhar, até teriam dado alguma coisa...
Alfaces, só quando tiver terra boa e um local mais apropriado.
Chuchu já só há um, que também ia morrendo por causa da seca, mas eu dei-lhe a volta; um dia destes, explico como.
As figueiras já não são duas (a mais pequena secou), mas tivemos figos... só que não desenvolveram o suficiente; a árvore ainda é muito pequena.
O pessegueiro e a macieira estão na mesma, tal como a laranjeira e a tangerineira.
E é tudo... Espero, no futuro, ter coisas melhores para contar!

Sem comentários:

Enviar um comentário