sábado, 16 de junho de 2012

Poupar ao lavar a roupa

Agora que o tempo já permite, costumo centrifugar a roupa a baixa rotação, neste caso a 400 rpm. Sigo a técnica que já expliquei aqui, sem tirar nem pôr. Desta forma, poupa-se alguma energia, poupa-se a roupa e poupa-se a máquina, ou seja, poupa-se dinheiro.




Neste caso, usei o programa "algodão rápido", que me permite usar a máquina na carga máxima, mas leva menos tempo que o programa de algodão normal. A única coisa que aqui está a destoar desta onda de poupança é a temperatura; é que havia muita roupa das princesas com nódoas que não podiam ser lavadas a frio. Mas sempre que posso, lavo a 30ºC ou mesmo a frio.
E centrifugar a baixas rotações tem ainda outra vantagem: como deixa a roupa mais molhada, ela não seca tão depressa e é mais difícil descuidarmo-nos e deixarmos que ela fique demasiado seca, como às vezes acontece naqueles dias de calor infernal!

2 comentários:

  1. Olá bom dia, sou a Marta, adorei a dica e estou a adorar o blog que só agora conheci. Eu também tenho esta máquina e adoro, mas tenho um problema não sei programar para lavar no horário economico ( bio-horário ) durante a noite. Já tentei por diversas vezes e não consigo por . Para mim o ideal era encher a máquina e programar para começar a lavar de madrugada para depois demanhã destender a roupa já lavada. Será que me pode ajudar, Obrigada Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! ainda bem que está a gostar! seja bem vinda!!
      Para programar a máquina, deve usa o botão "início retardado" (em cima, à direita). Se reparar, no visor, por cima das imagens das camisolas, está "3h", "6h" e "9h". Carregando uma vez no botão, acende a luz "3h", duas vezes para "6h" e três vezes para "9h". Estes tempos são medidos relativamente à hora que a lavagem vai acabar, ou seja, se optar por "9h", a lavagem não vai começar 9 horas depois, mas sim acabar 9 horas depois. Depois de selecionar o tempo, carrega no botão para iniciar a lavagem. As luzes ficam acesas (a piscar, penso eu) até a lavagem começar.
      Experimente e depois diga-me se conseguiu, tá?

      Eliminar