segunda-feira, 4 de Junho de 2012

Tomate seco caseiro

Já compraram tomate seco? Caríssimo, não é? Tão caro, que às vezes nem nos atrevemos a comprar... Na época em que o tomate abunda, podemos prepará-lo em casa. O ingrediente principal é a paciência, porque é uma coisa fácil para se fazer.




O que fiz foi resultado da junção de várias receitas que encontrei por aqui, sendo que os ingredientes retirei desta receita. Usei tomate chucha apenas por serem aqueles que por cá abundavam, no ano passado.


Ingredientes:
Tomates chucha
Vinagre
Açúcar e sal (na proporção de uma colher de sopa de sal para meia chávena de açúcar)


Cortam-se os tomates ao meio  (apesar de algumas receitas aconselharem retirar as sementes, eu não o fiz) e colocam-se na grelha do forno. Sobre cada metade, deita-se uma colher de café de vinagre e polvilha-se com a mistura de sal e açúcar. Coloca-se a grelha no forno a 100ºC e vão-se virando os tomates até estarem secos (estaladiços, sem estarem duros). Na verdade, fiquei cansada de ter o forno ligado e andar a vigiar os tomates; coloquei-os ao sol, num recipiente improvisado. Quando voltar a fazer, conto já ter um recipiente adequado, para poder secar maiores quantidades ao sol. O ideal talvez seja um crivo (peneira), que se cobre com rede mosquiteira. Não havendo humidade no ar, não há tanta necessidade de andar a vigiar, pois não se corre o risco de o tomate ficar demasiado seco em pouco tempo; basta ir virando de vez em quando. Demora bastante tempo, pelo que eu aconselho escolher dias em que se sabe que vai estar calor. À noite, deve-se recolher, por causa da humidade e no dia seguinte, voltam-se a colocar ao sol.
Depois de secos, podem ser guardados assim ou em azeite.





2 comentários:

  1. Bom dia.
    Fiquei curiosa, usas estes tomatitos secos em que? com que? como?
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Há uma série de utilizações, tais como, pizzas, saladas, patês e mesmo nas utilizações "normais", o tomate seco pode ser hidratado e usado como se fosse fresco em pratos cozinhados (isto confesso que nunca fiz).

      Eliminar