terça-feira, 26 de junho de 2012

Produtos ecológicos do mercado

Já sabem das minhas preocupações com o ambiente. Ainda não perdi a esperança de vir a utilizar produtos de limpeza feitos por mim, mas ainda não encontrei as melhores receitas. Até lá, vou tentando comprar produtos com o menor impacto possível. Quando vou sozinha às compras, passo tempos quase infinitos a passar os rótulos a pente fino, para saber o que vou comprar.
Recentemente, fiz-me sócia da DECO e, na primeira revista ProTeste que recebi, veio precisamente um artigo sobre este assunto. Não me vou estender demais; pretendo apenas deixar algumas informações sobre a rotulagem. Basicamente, há produtos que apresentam alusões à "amizade" com o ambiente, onde a responsabilidade é exclusiva do fabricante, sem que haja qualquer regulação por parte de uma entidade externa. Há outros que obedecem a critérios rigorosos e que são certificados por entidades reguladoras. Estes serão os mais seguros.
Segundo a ProTeste, o rótulo mais ecológico de todos é o Rótulo Ecológico Europeu:


Este símbolo é atribuído a produtos com reduzido impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida, quando comparados com outros que servem as mesmas finalidades.











Fiáveis são também estes:






Em cima, da esquerda para a direita: o produto possui dispositivos de poupança de energia que reduzem o consumo elétrico; o produto cumpre os requisitos internacionais de comércio justo; os produtos de madeira ou papel são provenientes de florestas geridas de forma sustentável; embalagem ou produto são recicláveis ou são feitos de material reciclado.
Em baixo, da esquerda para a direita: aplica-se a autoclismos, chuveiros e torneiras; o produto (peixe ou marisco) provém de pesca sustentável; símbolo escandinavo que garante que o produto ou serviço cumpre requisitos ambientais exigentes durante todo o ciclo de vida; o produto deve ser deitado em contentores como pilhão, ponto eletrão, depositrão ou ecocentros, por poder conter substâncias perigosas.
O grande problema é que, nalguns casos (detergentes, por exemplo), estes produtos são mais caros, mas poderá valer a pena.

2 comentários:

  1. Não sei se conhece, mas pode visitar o blog http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/, que tem imensas dicas sobre ecologia. Fala de vários temas e inclui os detergentes e dá o exemplo de alguns que podem ser encontrados no supermercado. Cuidado com os selos, nem sempre podemos confiar neles.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço, sim! É um dos blogues que eu sigo, ou melhor, vou seguindo, mas ainda não consegui dar a volta a tudo.
      Obrigada pelo comentário.

      Eliminar