sexta-feira, 1 de junho de 2012

Goji, as bagas antioxidantes

Muito se tem falado por aí dos benefícios das bagas goji. Têm um elevado poder antioxidante, o que traz grandes benefícios para a saúde. Mas não é disso que quero falar.
Quero mesmo é reportar mais uma experiência. Na terça à noite, fiz uma sementeira, usando sementes de dois tipos de bagas (só porque são de duas marcas diferentes). Umas tirei-as da baga e coloquei na terra. Para extrair as sementes das outras, tive de colocar as bagas de molho, porque estavam muito secas e difíceis de manipular. Não sei se sabem, mas cada baga tem mais de 30 sementes. 






Dizem que é uma planta de trato simples, vamos ver. Descobri um blog só sobre este assunto e achei-o bastante interessante. Foi de lá que tirei os ensinamentos.


Usei uma caixa de esferovite, que dividi em partes, apenas para poder ter um controlo melhor sobre o sucesso da sementeira. Juntei um esquema, para saber exatamente o que coloquei em cada secção (quantas bagas e de que 
tipo).







Agora é ir regando sempre, não deixando que seque, o que é muito importante nesta fase, e esperar que elas comecem a rebentar.
Desejem-me sorte!!

7 comentários:

  1. Então ... Boa Sorte.
    Não faço ideia que bagas são essas, nunca tinha ouvido falar de tal coisa.
    Vou ficar atenta ao evoluir destas plantas para ver se aprendo mais alguma coisita.
    Já agora...
    Bom fim de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pesquisa sobre elas, porque parece que elas trazem mesmo bastantes benefícios para a saúde. Os antioxidantes em geral têm sido muito falados ultimamente, porque têm a capacidade de anular o efeito de radicais livres, que são partículas oxidantes. Estas moléculas estão associadas ao envelhecimento e a outros males, tais como a aterosclerose. É por isso que os frutos vermelhos estão muito na moda, por terem capacidades antioxidantes.
      O interesse em cultivá-las prende-se com o facto de elas serem muito caras (já as comprei a 20 euros/quilo).
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Obrigado. Fico contente por teres gostado do blog das Bagas de Goji. Espero que como tu mais pessoas experimentem.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então agora é a minha vez de agradecer a visitinha aqui à "minha casa". Vamos lá ver se tenho sucesso com as gojis. É que por aqui o verão é muito quente e o inverno muito frio. A ver vamos...

      Eliminar
  3. Olá!
    Costumo comer dessas bagas, tiro a olhómetro umas quantas do pacote e zás, boca com elas. Também como muito sementes de chia (até já fiz um post sobre elas no meu blogue) e agora incluo também levedura de cerveja na minha alimentação.
    Linhaça coloco na sopa e de vez enquando como sementes de girassol.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. oi..gostaria de saber onde encontro semente da planta goji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu não comprei sementes; comprei as bagas e retirei-as das sementes. Boa sorte!

      Eliminar