sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dieta a funcionar

Só para dizer que as duas primeiras semanas de dieta (South Beach Diet) me levaram 2 kg!!!



Durante estas duas semanas não comi pão, arroz ou massa de qualquer espécie, batatas e fruta, ou seja, hidratos de carbono*=zero! Comi carne, peixe, ovos, legumes, muitos legumes, frutos secos, sementes, laticínios magros, gelatina light. Comi muitas leguminosas. E bebi bastante água! Fiz algum exercício; uma vez por semana zumba e uma vez hidrodeep. Não é tanto quanto a dieta recomenda, mas bem mais do que era meu costume.
Agora já como pão ao pequeno almoço (Artisan 100% integral, com menos mel do que o indicado na receita), já como fruta, mas continuo a evitar massa, arroz e batatas. A dieta, nesta fase, "deixa" comer arroz e massa integrais e eu acredito que o mesmo efeito se conseguirá complementando a refeição com farelo de trigo, por exemplo, que contém muita fibra. Mas como ainda não tenho a certeza, vou evitando estes hidratos de carbono.
Eu peço desculpa por não apresentar aqui nenhum plano de dieta, mas a verdade é que eu não tenho. Vou comendo aquilo que me é permitido, conforme o que me dá jeito. Acredito que a dieta fizesse mais efeito ainda se eu tivesse um plano. Mas hei de tê-lo!
Para além da perda de peso, o meu maior objetivo com esta dieta é alterar os meus hábitos alimentares para sempre, nomeadamente:
- ir substituindo massa e arroz "normais", pelos mesmos na forma integral;
- deixar de comer bolachas nos snaks a meio da manhã e da tarde (optar por gelatina light, frutos secos, iogurte, quejo, fiambre, e até opções com vegetais);
- comer muitos vegetais, sempre;
- aumentar a quantidade de leguminosas na alimentação;
- beber muita água;
- saber resistir às tentações.
O maior desafio é mesmo levar o PP e as princesas comigo nesta jornada, porque estes são hábitos saudáveis que todos devemos adquirir. Tenho cozinhado legumes de forma diferente, que eu adoro (e que tenho intenção de publicar aqui), mas que só eu como. A minha esperança é que as princesas quando crescerem encarem isto de outra forma. Quanto ao PP, vai ser difícil!!


*Na definição da Teresa Branco, no livro Emagreça Comigo - Ninguém Engorda Porque Quer, (fisiologista do programa "Peso Pesado" e coordenadora da Metabólica - Clínica da Gestão do Peso), o que eu deixei de comer foram alimentos com um teor elevado de hidratos de carbono líquidos (o valor obtém-se subtraindo o teor em fibras ao teor em hidratos de carbono). 

5 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Que bom que consegui segui a dieta e emagreceu também!

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Não emagreci tanto quanto deveria; também não fiz tanto exercício como era suposto, mas estou satisfeita. O que é importante é mesmo emagrecer, não é?
      Bj

      Eliminar
  2. vou experimentar esse belo paozinho :O)
    diz-me só uma coisita - como consegues cortar essas fatias tao perfeitinhas?
    tenho uma mfp e sempre q faço lá pão irrata-me imenso pq não consigo parti-lo direitinho...
    q inveja dessas belas fatias :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, eu sou um bocado perfeccionista nestas pequenas coisas. Fatias assim só com aquelas facas de serrilha grandes. É fácil!
      Bj

      Eliminar