terça-feira, 3 de abril de 2012

Por favor, vamos poupar água!!!

Sei que há pessoas que têm o hábito de lavar a loiça antes de a colocar na máquina de lavar. Não quero ridicularizar ninguém, nem menosprezar o gosto pela limpeza, mas, por favor, lavar a loiça com água corrente, torneira sempre aberta, antes de a pôr na máquina, parece-me um contra-censo. Afinal, para que serve a máquina? Neste caso, para gastar mais água e eletricidade.
Aceito que se dê um qualquer tratamento à loiça antes de a levar à máquina, mas há formas de o fazer "mais ecológicas". A sugestão que deixo é que se use um alguidar, uma saladeira ou um tacho (sujos), que se enche com água, água essa que servirá para fazer a tal passagem com a ajuda de uma escova. Não há necessidade de fazer esta passagem por água com água corrente. Além disso, parece que um dia destes, num programa de televisão, foi dito que não se deve retirar toda a gordura à loiça antes de ir à máquina, porque ela é necessária para reagir com o detergente. Caso contrário, o detergente vai para o esgoto por reagir e é mais poluente.
Cá em casa, quando faço esta passagem da loiça por água, a escova também vai à máquina:



E pronto! Fica tudo lavadinho e com menos água.

1 comentário:

  1. Não passo por água. Uso uma espátula de silicone (que é só para essa função) para limpar os resíduos e depois é também sempre lavada em cada lavagem.

    ResponderEliminar