segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais uma horta

Por cá, também temos uma pequena horta, diria mesmo, embrionária. Temos espaço para uma grande horta, mas como andamos em fase de aprendizagem, estamos a dar passos pequeninos, a estudar as plantinhas, a ver como elas se comportam, se a nossa terra é boa, etc.
Ontem fui ao mercado e comprei quatro pés de morangueiro, um manjericão e uma hortelã-pimenta.



Logo que tenha um tempinho, vou plantar os morangueiros e o manjericão, porque não têm vaso, só trazem o torrão.

Há umas semanas semeei hortelã-pimenta e, até agora, nada!! Espero que esta resista aos meus "cuidados".
Também semeei cebolinho e... nada!!

Aqui, temos umas alfaces e uns pés de tomate à espera de serem transplantados.

 


E finalmente, a minha rúcula, semeada já em local definitivo e que está a crescer a olhos vistos!! Esta é a rúcula cultivada; também semeei rúcula selvagem, mas ela não quer nada comigo. Já muito tempo depois de a cultivada germinar, pareceu-me ver qualquer coisita da selvagem, mas agora não vejo mesmo nada. Tenho de fazer uma experiência num vaso pequeno, para controlar melhor e tentar perceber qual é o problema.


Fazer uma horta só tem vantagens: se obedecermos a determinadas regras, temos a certeza de estar a consumir vegetais verdadeiramente saudáveis; poupamos dinheiro; temos vegetais frescos sempre à mão; cuidar da horta é, para mim, uma terapia anti-stress e as Princesas adoram!
De que é que estão à espera? Se não têm terreno, não faz mal, já há montes de hortas em varandas. Só é preciso ter vontade, um tempito e imaginação.

2 comentários:

  1. Ho Mena ,eu nao precebo muito de agricultura,mas tou a achar a tua terra muito seca amiga,isso e suposto ter uma terrinha bem pretinha e humida,se nao nao vai la,tens que comprar uns saquinhos de terra ,e um pouquinho de ferilizante,ou estrume,como queiras,e por por cima da terra normal,pode ser que me engane mas acho que tens esse solo muito duro,tens que dar comidinha as plantas se o solo nao tiver alimento elas nao crescem :( linda!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó minha querida, disso sei eu, por isso é que comprei uma saca de composto orgânico e pus por baixo desta terra. Mesmo assim, não sei... Os morangueiros já os pus, mas foi em vasos e com terra de compra. Vamos ter de estudar a coisa e tornar a nossa terra mais fértil...

    ResponderEliminar