terça-feira, 4 de março de 2014

Obrigada ou obrigado?

Ambas.
Nas últimas semanas tenho tido necessidade de fazer esclarecimentos sobre este assunto aos meus alunos.
- Obrigado, professora! - dizia-me uma aluna, um dias destes.
- "Obrigada", D., deves dizer "obrigada". - disse-lhe eu.
- "Obrigada" não existe! - disse outra menina.
- Credo!! Quem te disse uma coisa dessas? - perguntei.
- Já não me lembro, mas sei que me disseram que "obrigada" não existe.
- Então, quem te disse isso enganou-te!
Resolvi então explicar-lhes esta questão: as mulheres dizem "obrigada" e os homens dizem "obrigado". E porquê? Porque quando nos fazem um agrado ou um favor, ficamos com a obrigação de retribuir. Portanto, eu, que sou mulher, fico obrigada para com as pessoas que me fazem agrados ou favores; se fosse homem, ficaria obrigado.
Obrigada pela atenção!

2 comentários:

  1. Nossa! Que bom que há alguém que me entende! Sempre tentei explicar isto às pessoas que me rodeiam,mas eu é que passava sempre por maluca!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. É coisa que me mete impressão por acaso. O meu filho pequenino de tanto o corrigir já brinca comigo :) E é uma coisa tão simples. Isso e o trocar o à por á.

    ResponderEliminar