sábado, 8 de março de 2014

Dia da Mulher


Tempos houve em que eu lamentava a existência do dia da mulher. Hoje, consequência de alguma formação específica nesta matéria, considero que é um mal menor.
Gostaria que neste dia se celebrasse não a emancipação da mulher, a sua libertação, mas sim todos os direitos conquistados numa luta que tem bem mais de um século e ruma à igualdade.
A luta pela igualdade de género (IG) não se resume à conquista de direitos por parte das mulheres. Pretende-se atingir a igualdade de direitos, deveres e oportunidades para mulheres e homens, considerando as diferenças, sem as intensificar. À primeira vista, parece uma luta só de mulheres, mas na verdade situações há em que são homens os desfavorecidos.
Pormenores à parte, a principal mensagem que pretendo deixar hoje tem a ver com estereótipos e preconceitos. Não alcançaremos a igualdade sem nos libertarmos primeiro de estereótipos e de preconceitos. Portanto, tentemos avaliar, julgar, planear, etc., com a mente aberta e sempre partindo do princípio de que homens e mulheres são, acima de tudo, pessoas!

Imagem retirada de http://www.igualdade.gov.pt/

Princípio da Igualdade
"Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."
Constituição da República, artigo 13º

Sem comentários:

Enviar um comentário