segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sopa sem batata: uma experiência que (finalmente) deu certo!

No âmbito da minha dieta (que está assim em standby, nem verdadeiramente ativa, nem esquecida) já fiz muitas sopas sem batata e, se querem que vos diga, algumas... credo, só mesmo o dever da dieta me faz comê-las. Aprendi, por exemplo, que não dá para fazer sopa de grão boa e sem batata, a não ser que surja algum ingrediente que faça o milagre que eu ainda não consegui fazer, mas, sinceramente, não me apetece arriscar mais. Gosto demasiado de grão, para me meter noutra aventura desastrosa. Se for com feijão, a conversa já é outra.
Mas hoje, quero falar-vos de uma sopa sem batata ou feijão, que eu "inventei" e que ficou, na minha opinião, deliciosa! Não estava com grandes esperanças, por isso, nem me preocupei com as quantidades, mas vou procurar ser o mais fiel possível àquilo que fiz.



Refoguei duas cebolas (talvez 100 g de cebola) num pouco de azeite, até começarem a alourar. Nesta altura, esqueci-me do alho. A seguir, deitei água e meia couve-flor (era uma couve grande), uma "flor" de brócolo e dois dentes de alho. Deixei cozinhar, acrescentei água para adquirir a consistência que eu gosto e pronto! Esta sopinha simples, um creme, aliás, ficou mesmo boa!!

1 comentário:

  1. Eu faço um bem mais fácil, numa panela meto uma couve-flor, duas courgetes pequenas, 8 a 10 cubos de abobora, uma cebola pequena, 3 dentes de alho, encho com água até cobrir os ingredientes, levo ao lume até ficar tudo bem cozido, depois disso reduzo a puré, tempero com sal e azeite, a gosto, e junto o que quiser (couve cortada a juliana, alho francês, cenoura ralada ...) fica muito bom mesmo...

    ResponderEliminar