No âmbito da minha dieta (que está assim em standby, nem verdadeiramente ativa, nem esquecida) já fiz muitas sopas sem batata e, se querem que vos diga, algumas... credo, só mesmo o dever da dieta me faz comê-las. Aprendi, por exemplo, que não dá para fazer sopa de grão boa e sem batata, a não ser que surja algum ingrediente que faça o milagre que eu ainda não consegui fazer, mas, sinceramente, não me apetece arriscar mais. Gosto demasiado de grão, para me meter noutra aventura desastrosa. Se for com feijão, a conversa já é outra.
Mas hoje, quero falar-vos de uma sopa sem batata ou feijão, que eu "inventei" e que ficou, na minha opinião, deliciosa! Não estava com grandes esperanças, por isso, nem me preocupei com as quantidades, mas vou procurar ser o mais fiel possível àquilo que fiz.
Refoguei duas cebolas (talvez 100 g de cebola) num pouco de azeite, até começarem a alourar. Nesta altura, esqueci-me do alho. A seguir, deitei água e meia couve-flor (era uma couve grande), uma "flor" de brócolo e dois dentes de alho. Deixei cozinhar, acrescentei água para adquirir a consistência que eu gosto e pronto! Esta sopinha simples, um creme, aliás, ficou mesmo boa!!
Eu faço um bem mais fácil, numa panela meto uma couve-flor, duas courgetes pequenas, 8 a 10 cubos de abobora, uma cebola pequena, 3 dentes de alho, encho com água até cobrir os ingredientes, levo ao lume até ficar tudo bem cozido, depois disso reduzo a puré, tempero com sal e azeite, a gosto, e junto o que quiser (couve cortada a juliana, alho francês, cenoura ralada ...) fica muito bom mesmo...
ResponderEliminar