sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dicas úteis para quem faz dieta

Um dia destes, estava eu em casa durante a manhã, vi a Júlia Pinheiro a apresentar o seu menu diário (em dieta de manutenção), acompanhada pelo seu nutricionista, Dr. Humberto Barbosa.

Quanto à água durante a refeição, ele desaconselha apenas porque bebendo água há tendência para mastigar menos os alimentos.

Uma outra dica bastante interessante foi como proceder quando sabemos que vamos "pecar". Uma sopa de legumes ou uma boa salada antes da refeição fazem com que se absorva apenas cerca de metade da gordura ingerida.

Isto fez-me lembrar o que o meu obstetra me disse, quando eu ganhei uns quilitos a mais na minha segunda gravidez. Ingerir farelo de trigo absorve gorduras e açúcares. O farelo é uma fibra que nós não digerimos, mas que tem um papel importante na digestão. Assim como entra, sai e leva consigo açúcares e gorduras. Além disso, ajuda ao bom funcionamento dos intestinos. Como não gosto de juntar farelo à sopa ou ao iogurte, prefiro fazer o sacrifício  (curto) de deitar duas colheres de sopa num copo com água, mexer para ficar em suspensão e... pimba, boca abaixo! Não é agradável, mas também não acho que seja intragável. E os benefícios são muitos!!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alimentos permitidos na fase 1 da Dieta de South Beach


Esta é a dieta que ando a seguir (sem obsessões ou fundamentalismos):




Na primeira fase, deve-se praticar muito exercício físico e pode-se comer isto:

(esta publicação foi atualizada depois de detetados dois erros, nomeadamente, a falta dos laticínios e a troca de curgete por abóbora).

Carne: qualquer peça magra (<10g totais ou 4,5g de  gordura saturada); aves sem pele (peito), fiambre de porco e de aves (light), borrego (perna, remover toda a gordura visível), charcutaria light.

Peixe: todo o tipo

Substitutos de carne (soja): todos os que tenham 7 a 10 g de gordura por cada 100 g.

Queijo: sem gordura ou baixo teor de gordura (+/- 20 g por cada 100 g), requeijão 0% a 2% gordura.

Laticínios: 2 cup* por dia - leite (0 a 1% de gordura); iogurte natural (magro ou 0%); iogurte grego natural (0 % gordura); qualquer substituto do leite (até 4 g por cada porção de 240 mL e sem açúcar).

Ovos

Legumes (frescos, congelados ou em lata) – 1/3 a ½ cup: feijão adzuki, feijão preto, feijão frade, favas, feijão manteiga, feijão branco, grão, edamame, lentilhas, feijão encarnado…

Vegetais (frescos, congelados ou em lata, sem açúcar) – mínimo 2 cup ao almoço e ao jantar: alcachofra, espargos, brócolos, couves de bruxelas, couve, alcaparras, couve-flor, aipo, chuchu, pepino, beringela, endívias, erva-doce, alface, alho, feijão verde, couve-rábano, rabanete, alho francês, cogumelos, quiabo, cebola, salsa, malaguetas, pimentas, pickles (sem açúcar ou artificialmente açucarados), cebolinho, algas, vagens, espinafres, rebentos, curgete, tomate, agrião.

Frutos secos e sementes: amêndoas (15), castanha do pará (4), caju (15), castanha (6), coco (1/4 cup), avelã (25), sementes de linhaça (3 tbsp**), macadâmias (8), manteiga de amendoim (2 tbsp), amendoim (20 pequenos), nozes pecan (15), pinhões (30g), pistachios (30), sementes de abóbora (3 tbsp), sementes de sésamo (3 tbsp), soy nuts (1/4 cup), sementes de girassol (3 tbsp), nozes (15).

Gorduras e óleos (até 2 tbsp): óleo de canola (já li horrores sobre este óleo), azeite, óleo de milho, óleo de semente de uva, óleo de amendoim, óleo de sésamo, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de linhaça.

Outras gorduras: abacate (1/3), margarina "trans fat-free" (2 tbsp), maionese light (2 tbsp), maionese (1 tbsp), azeitonas (15).

Temperos: tudo o que não contenha açúcar (nos Estados Unidos compra-se tudo feito), leite de coco light (1/4 cup), "expresso powder", extratos (baunilha, amêndoa, …), sumo de limão, sumo de lima, mostarda, pimenta, queijo-creme (light), vinagre, "sour-cream" light ou "reduced-fat" (2 tbsp), molho de soja (1 tbsp, baixo teor de sódio).

Doces/sobremesas: todos sem açúcar (portanto, com adoçantes, o que, a meu ver não é aconselhável; prefiro pecar de vez em quando).

Água: muita (ou chá)


Observação: estão omitidos alguns alimentos que não consegui traduzir para português, os que julgo não existirem no mercado português (pelo menos, assim à mão) e os que não fazem parte dos nossos hábitos.

*Cup = chávena
**Tbsp = colher de sopa

É importante salientar que esta fase não deve prolongar-se demasiado (recomenda-se duas semanas), uma vez que é muito pobre em hidratos de carbono. Deve-se sempre consultar um médico, antes de entrar numa jornada rigorosa com esta.

Para melhor compreender a dieta e correr menos riscos, aconselho a leitura do livro.


domingo, 14 de abril de 2013

Antes de assar peru

O peru assado, por vezes, tem um sabor demasiado forte, que desagrada a muitas pessoas. Conseguimos minimizar isto colocando o peru, de preferência de véspera, em água, com rodelas de limão e de laranja e uns grãos de pimenta preta.


O aroma característico da carne fica suavizado e, para além disso, fica bastante mais macia!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reutilizar #3

Cá em casa, também se reutilizam as cuvetes de esferovite da carne fresca (que evito comprar, mas que às vezes compro). Coloco no fundo dos sacos onde ponho os iogurtes a fermentar; ajudam a manter o calor.


domingo, 7 de abril de 2013

Salada de curgete e berinjela

O que eu gosto desta salada!!


É só grelhar fatias (não demasiado finas) de berinjela, curgete e cebola. Pode ser na brasa (ainda não fiz), na chapa, num grelhador elétrico ou no forno.
Eu prefiro o forno.


Ponho tudo lá dentro de uma vez e é só esperar até estar pronto. Na chapa ou no grelhador é preciso virar, uma a uma, as fatias, o que é uma chatice, e não permite fazer mais nada. Conforme a quantidade que quero fazer, uso só a grelha do forno ou "invento" mais (as do microondas e outras, encavalitadas umas nas outras).

Temperar com azeite, vinagre e sal e já está. É tão boa quente como fria. Da última vez, fiz para dar para duas vezes. A metade que guardei no frigorífico só temperei na hora de comer.
Uma verdadeira delícia!!!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

"Fornada" de iogurtes

Ontem, foi dia de fazer iogurtes líquidos.



Iogurte líquido de morango:
1 L de leite magro
1 iogurte de morango Smoothie da Activia
30 a 40 g de açúcar amarelo

Iogurte líquido de baunilha:
1 L de leite meio gordo
1/3 iogurte natural
1 tampa de aroma de baunilha
40 g de açúcar amarelo

Já expliquei aqui como os faço.

Observações:
1. Fermento os iogurtes em garrafas de polpa de tomate; é preciso uma grande e uma pequena para cada litro de iogurte. Depois de fermentados, é só agitar a garrafa e guardar.
2. Já experimentei fazer iogurtes com morangos a sério, mas é difícil. Há qualquer substância no morango que compromete a fermentação. Uma vez só, tive a sorte de conseguir fazê-los líquidos, mas não consegui repetir a proeza.
3. Normalmente , faço os iogurtes líquidos com menos quantidade de iogurte, mas, neste caso, usei um inteiro para garantir o sabor a morango nos meus iogurtes. Para compensar, usei leite magro, para que o iogurte não ficasse tão espesso.

Experimentem!

terça-feira, 2 de abril de 2013

A pedido de uma seguidora...

Na semana passada, recebi um e-mail de uma leitora que transcrevo aqui:

"Bom dia
Sou seguidora do seu blog, e como sei que tem muita visualização queria pedir-lhe ajuda para um familiar meu. Ele está na faculdade e tem de fazer um estudo estatístico através de inquérito. Se pudesse partilha-lo ficava muito agradecida.Demora muito pouco tempo.
O link é o seguinte:


Fica dado o recadito...