quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Testados e Aprovados - Detergentes Ecológicos caseiros

Como me preocupa o ambiente, tenho procurado receitas de produtos de limpeza ecológicos. Para além de ecológicos, estes produtos são, também, baratos, pelo que se tornam uma excelente opção para a época que estamos a viver.
Os que vos trago hoje já estão aprovadíssimos; já gastei os primeiros e fi-los hoje, pela segunda vez. Ambos são multiusos, mas uso-os para fins diferentes.



Multiusos de vinagre
(ao centro, na imagem da direita, com pormenor na imagem da esquerda)
- 360 mL de água
- 120 mL de vinagre vinho branco aromatizado*
- 3 colheres de chá de detergente da loiça (manual)

Reutilizo um borrifador de um detergente de compra, onde fiz marcas para as quantidades de água e vinagre, e é só juntar tudo e agitar um pouco, com o cuidado de não deixar fazer demasiadas bolhas.
A receita veio do blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat) e sofreu apenas algumas adaptações. Uso na cozinha para limpar a bancada, o lava-loiças, o frigorífico, a placa vitrocerâmica e outras superfícies. Excelente!!

Multiusus de bicarbonato de sódio e limão
(à direita, na primeira imagem)
- 700 mL de água
- sumo de um limão
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 3 colheres de chá de detergente da loiça (manual)

Dissolve-se o bicarbonato de sódio numa parte de água morna e adiciona-se o sumo de limão e o detergente. O sumo de limão reage com o bicarbonato, fazendo efervescência, pelo que aconselho a que não se faça diretamente no borrifador. Juntar a restante água (fria) e homogeneizar. A receita está disseminada pela net, mas adaptei as quantidades, para tornar o meu produto de limpeza menos concentrado. Uso na casa de banho. Gosto muito!!

*Para aromatizar o vinagre (à esquerda, na primeira imagem), basta colocá-lo num recipiente com umas cascas de laranja e deixar repousar (quanto mais tempo, melhor, mas de um dia para o outro é suficiente)

5 comentários:

  1. Olá! Gostei muito desta ideia dos detergentes e vou de certeza experimentar. ;-)

    Queria perguntar-lhe se tem alguma "receita" para detergente de lavagem do chão. Tenho um chão em tijoleira grande cinzenta que não é fácil limpar pois facilmente fica manchado com os detergentes convencionais.

    Obrigada pelas dicas.
    CM

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    Não tenho experiência em tijoleira, mas o que uso para o chão é a mesma combinação do multiusos de vinagre, mas menos concentrado. Uso em mosaico e em pavimento flutuante. É uma questão de experimentar. Pior não será com certeza.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Conhece alguma receita de detergente para lavar roupa na maquina???
    Obg
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu uso um que vi, pela primeira vez, no blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat). Ainda só fiz duas vezes; da próxima vez que fizer, publico.
      Bj

      Eliminar
  4. Boa tarde, pode fazer você mesmo com o detergente multiusos azul, que limpa e lava tudo, o utilizador é que faz a dosagem, é super concentrado, 1 litro faz 100 para limpar qualquer tipo de superfície! E poupa centenas de euros por ano! Não é tóxico nem inflamável e é amigo do ambiente. http://azulhomcare.com

    ResponderEliminar