domingo, 4 de novembro de 2012

Artisan Bread 100% Integral

Finalmente, resolvi experimentar fazer o pão 100% integral do livro Artisan Bread In Five Minutes A Day. Gostei muito!




Como se pode ver, fica um pão escuro, muito mais escuro que o nosso tradicional pão de mistura.
Quem já se tem aventurado nestas coisas de fazer pão em casa, sabe que as farinhas integrais deixam o pão mais ácido e áspero, o que não agrada a qualquer um. Assim, as receitas de pão integral costumam levar leite, uma gordura e mel ou açúcar, de preferência mascavado. Ficando, com certeza, um pão mais calórico, é de longe mais saudável e por isso, uma excelente opção para incluir na alimentação.

Fica aqui a receita:

1+1/2 chávena de água morna
1+1/2 chávena de leite morno (uso magro)
25 g de fermento de padeiro fresco
2 colheres de chá de sal grosso (uso marinho)
1/2 chávena de mel (uso menos)
5 colheres de sopa de óleo de sabor neutro (não tinha óleo de amendoim, por isso, usei azeite)
6 + 2/3 de chávenas de farinha integral
Num recipiente de cerca de 5,5L que possa ser tapado mas não hermeticamente, misturar a água e o leite e dissolver o fermento, o sal, o mel e o óleo. Adicionar a farinha e misturar usando a batedeira elétrica com os acessórios para massas lêvedas (batedores em espiral). Deixar repousar até a massa crescer e baixar um pouco, o que demorará 2 a 3 horas.
A massa pode ser usada de imediato, mas é mais fácil trabalhá-la fria, podendo ser guardada no frigorífico e usada nos cinco dias seguintes.
Mesmo fria, esta massa não é tão fácil de trabalhar como a de farinha refinada, pelo que optei por fazer pão de forma. Com as mãos molhadas, retira-se a massa do recipiente diretamente para a forma previamente untada com óleo, onde repousará por 1 hora e 40 minutos (fiz apenas meia receita, dando apenas um pão). Polvilha-se a superfície do pão com farinha e dá-se uns cortes com a ponta de uma faca de serrilha. Vai a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, no qual se introduziu um recipiente metálico vazio (pode ser o tabuleiro do forno, se se usar a grelha para colocar a forma). Coloca-se o pão no forno, deita-se água quente no recipiente metálico (para fazer vapor) e fecha-se imediatamente a porta do forno. Coze durante 50 a 60 minutos (poderá ser menos, pelo que se deve ir vigiando). Esperar que arrefeça antes de cortar.
Bom proveito!!

1 comentário:

  1. Também fiz no feriado. 100% aprovado. Se espreitares no meu blog, ele lá está. Apesar de ser diferente deste, ficou muito bom também. Por isso não duvido que este tenha ficado muito bom também.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar