sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Limpar a placa vitrocerâmica

Desde que mudámos de casa (há dois anos), aconteceu quase tudo com os nossos eletrodomésticos: avariou o forno, a placa,  o exaustor, a máquina de lavar roupa e a de secar. Falta o frigorífico e a máquina de lavar loiça ;-). Ainda tivemos uma inundação na cozinha!! Ah!, e ainda caiu o lava-loiças!!! E... mais uma avariazita num autoclismo...
Bem, não foi para me lamentar que aqui vim hoje. Quando avariou a placa de vitrocerâmica, participei a avaria e, no dia seguinte, tinha, não o técnico, mas mesmo um engenheiro da empresa (portuguesa, penso que da Figueira da Foz) que a fabricou.



Sorte... ele tem família no concelho onde vivo, veio passar o fim de semana e veio fazer a assistência na vez do técnico. Ótimo!! Pude fazer todas as perguntas e mais alguma e ainda tive uma informação importante: para limpar a placa, deve-se esperar que ela arrefeça... Já sabíamos, não era? O que não sabíamos é que arrefecer, para a placa, é esperar duas horas depois de a desligar. Eu nunca esperava tanto... E depois, basta usar limpa-vidros. Ah pois é!!! Não é preciso comprar aqueles produtos específicos, caros e que, ainda por cima, devem ser super-poluentes! Cá em casa, usa-se aquele multiusos da cozinha. Mais uma para poupar dinheiro!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reutilizar #1: latas

Em tempos de crise, (mais ou menos) recente para a economia portuguesa, mas antiga para o ambiente, poupar está na ordem do dia. É que, bem vistas as coisas, a maior parte das estratégias que nos levam a poupar dinheiro, acabam também por poupar o ambiente. Uma das estratégias é reutilizar. Reutilizo muitas embalagens para várias finalidades. Aqui fica um exemplo:


Giro, não?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Boas escolhas: compremos "o que é nosso"

Cada vez mais se torna importante comprar produtos portugueses. Faz bem à nossa economia e, por isso, faz-nos bem a nós... Uma das formas de verificarmos a proveniência dos produtos que pretendemos comprar é através do código de barras, que deve começar por 560. Este método não é infalível, mas garante elevada probabilidade para identificar os produtos portugueses. O Movimento 560 esclarece e faz as devidas recomendações.
No que respeita aos laticínios, há um "selo" que indica a proveniência do produto:



PT para Portugal, ES para Espanha, FR para França, etc.. Assim, basta procurar este selo nas embalagens de leite e derivados para garantir que estamos a comprar "o que é nosso". Esta informação foi-me dada por uma pessoa que trabalha numa empresa do ramo alimentar, pelo que a considero fidedigna. Eu procuro (quase) sempre este selo nos laticínios e já me apercebi que, no Pingo Doce, por exemplo, o leite meio gordo PD nem sempre é português, por isso, temos de verificar sempre!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Boas escolhas - Arroz

Já experimentaram arroz do Mondego? Pois eu digo-vos que é uma delícia! Tive a primeira experiência com um arroz que me foi oferecido e que não se vende em supermercados (era um saco de 5 kg). Fiquei fã!! A diferença nota-se, sobretudo, quando se faz arroz branco; o sabor é realmente diferente!
Para além deste, já comprei várias vezes no supermercado. O último que comprei foi este:



Penso que já há no mercado várias marcas deste arroz. Está sempre bem identificado.
É nacional, tem certificação de produção integrada (amiga do ambiente) e é saboroso. Acho que vale a pena a diferença do preço. Experimentem!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Testados e Aprovados - Detergentes Ecológicos caseiros

Como me preocupa o ambiente, tenho procurado receitas de produtos de limpeza ecológicos. Para além de ecológicos, estes produtos são, também, baratos, pelo que se tornam uma excelente opção para a época que estamos a viver.
Os que vos trago hoje já estão aprovadíssimos; já gastei os primeiros e fi-los hoje, pela segunda vez. Ambos são multiusos, mas uso-os para fins diferentes.



Multiusos de vinagre
(ao centro, na imagem da direita, com pormenor na imagem da esquerda)
- 360 mL de água
- 120 mL de vinagre vinho branco aromatizado*
- 3 colheres de chá de detergente da loiça (manual)

Reutilizo um borrifador de um detergente de compra, onde fiz marcas para as quantidades de água e vinagre, e é só juntar tudo e agitar um pouco, com o cuidado de não deixar fazer demasiadas bolhas.
A receita veio do blog da Rita (The Busy Woman and the Stripy Cat) e sofreu apenas algumas adaptações. Uso na cozinha para limpar a bancada, o lava-loiças, o frigorífico, a placa vitrocerâmica e outras superfícies. Excelente!!

Multiusus de bicarbonato de sódio e limão
(à direita, na primeira imagem)
- 700 mL de água
- sumo de um limão
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 3 colheres de chá de detergente da loiça (manual)

Dissolve-se o bicarbonato de sódio numa parte de água morna e adiciona-se o sumo de limão e o detergente. O sumo de limão reage com o bicarbonato, fazendo efervescência, pelo que aconselho a que não se faça diretamente no borrifador. Juntar a restante água (fria) e homogeneizar. A receita está disseminada pela net, mas adaptei as quantidades, para tornar o meu produto de limpeza menos concentrado. Uso na casa de banho. Gosto muito!!

*Para aromatizar o vinagre (à esquerda, na primeira imagem), basta colocá-lo num recipiente com umas cascas de laranja e deixar repousar (quanto mais tempo, melhor, mas de um dia para o outro é suficiente)

domingo, 4 de novembro de 2012

Artisan Bread 100% Integral

Finalmente, resolvi experimentar fazer o pão 100% integral do livro Artisan Bread In Five Minutes A Day. Gostei muito!



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aproveitar o creme que fica na embalagem

Certo dia lembrei-me de abrir uma bisnaga de creme depois de, supostamente, estar gasta. Fiquei surpreendida com a quantidade de creme que fica agarrada às paredes da embalagem e que, normalmente, vai para o lixo. Passei a ter o hábito de cortar as bisnagas sempre que o creme chega ao fim para poder usar o resto do creme.
Um dia destes foi assim:



Usei uma colher de galão para retirar o creme da embalagem (400 mL) e deitei o creme num boião (de creme de rosto de 50 mL). Ficou quase meio! Tendo em conta que a embalagem me tinha custado mais de 20 euros (era um creme para peles sensíveis e atópicas), esta operação ainda me rendeu uns troquitos!
Lembrem-se: grão a grão enche a galinha o papo!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um pedido de desculpas...

Hoje, o meu pai disse-me que deixou um comentário aqui no blog. Não vi nada! Lembrei-me que uma amiga também já comentou e eu também não vi. Ambos comentaram como anónimos. Mas eu já tive aqui comentários de anónimos e publiquei-os. Não sei porque é que isto acontece e agradeço alguma informação, mas o que quero mesmo é que saibam que se não publico comentários é porque eles não me aparecem... Desculpem-me, tá?

Published with Blogger-droid v2.0.9