sexta-feira, 7 de junho de 2013

Boas escolhas: comparar preços

Hoje venho falar-vos sobre como faço as minhas escolhas, como decido entre uma promoção ou outra ou como avalio se determinado produto, mesmo sendo mais barato, é vantajoso para mim.
Há muito tempo que ando a pensar em publicar sobre este assunto. O que eu gostaria mesmo era de tirar as minhas próprias fotos no supermercado, mas receio ser mal interpretada. Resolvi, então, usar imagens das lojas online para exemplificar.

Atenção que não vou fazer publicidade a nenhum produto, apenas os usarei a título de exemplo.

E o primeiro exemplo são os cereais:


Como avaliar qual das embalagens sai mais barata?
Se repararem, por baixo do preço aparece o preço por Kg. De facto, a embalagem em que o produto sai mais barato é a maior, a de 960g. Quando ando a fazer as minhas compras e tenho várias opções para o mesmo produto, procuro sempre o preço por Kg, que aparece em letras bem mais pequeninas, mas está lá!

Outro exemplo:



Neste caso, para além do preço da embalagem, aparece também o preço por unidade, isto é, por toalhita. Reparem como o preço da toalhita na embalagem maior é bem mais baixo (€ 0,04) do que na embalagem mais pequena (€ 0,07).

O último exemplo de hoje:



Coca-Cola de 1L, de 1,5L e de 2L: sai mais barato comprar as garrafas de 2 L. No entanto, em casos como este, é importante avaliar se vamos realmente consumir o produto na totalidade. Dificilmente sairá mais barato comprar a garrafa de 1L, a não ser que só se queira 1L mesmo. No entanto, embora o preço por litro da garrafa de 1,5L seja superior, pode sair mais barato. Porquê? Eu passo a explicar: se eu vivesse sozinha, mesmo adorando Coca-Cola, nunca iria comprar uma garrafa de 2L, porque bebo pouco de cada vez, nem sequer bebo uma vez por dia (nem nada que se pareça). O que iria acontecer é que eu deitaria Coca-Cola fora, porque não gosto dela sem gás. Fazendo contas, se eu deitasse os 200mL que sobrassem fora, eu teria comprado 2L, mas só teria bebido 1,8L. Estes 1,8L, custando € 1,49, ter-me-íam saído a € 0,83/L, o que é mais caro do que a garrafa de 1,5L. Já tinham pensado nisto?

É caso para dizer que "nem tudo o que parece é".

Especulações à parte, é importante que prestemos atenção a toda a informação que aparece nas etiquetas dos preços nas prateleiras do supermercado. Para podermos comparar, temos de ver o preço por litro (nos líquidos, tais como bebidas, detergentes, produtos de higiene pessoal, etc), o preço por quilo (alimentos sólidos, detergentes em pó, etc), o preço por metro (película aderente, folha de alumínio, etc) e o preço por unidade, como é o caso das toalhitas.

Há situações em que a embalagem maior não sai mesmo mais barata!! Já verifiquei isso num pack de três embalagens de cereais de 375g em que o preço por Kg não era inferior ao da embalagem simples de 625g. O que é preciso é estar com atenção.

Pois é, para isto é preciso tempo! Caso para mais um ditado popular, digamos... do avesso: "tempo é dinheiro". Com tempo poupamos dinheiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário