terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Iogurtes caseiros

Uma das coisas que me habituei a fazer são os iogurtes. Sólidos, líquidos, naturais, com aromas, de soja, um pouco de tudo já foi feito cá em casa.
Uso sempre iogurtes com bifidus activus, para fazer bem à barrigota...
Não tenho iogurteira, mas tenho Bimby. Mas acho que não é preciso ter nenhuma destas maquinetas para conseguir fazer iogurtes.

Para 8 iogurtes (não de soja):


- 1 iogurte sólido natural (1/2 iogurte ou menos para fazer iogurtes líquidos) com a máxima validade possível
- 1 litro de leite
- 1 medida de copo de iogurte de leite em pó (apenas para os iogurtes sólidos)

Pode-se aromatizar os iogurtes como explico no final, o que eu aconselho especialmente para os iogurtes líquidos (fiz uma vez naturais e tive de lhes acrescentar açúcar, porque estavam intragáveis!!)

1. Ligar o forno a 50oC e colocar lá os copos/frascos de vidro (de preferência, previamente esterilizados).

2. Misturar os ingredientes na Bimby (4 min, temp 50º, vel 4) ou com a batedeira elétrica.

    3. No caso de não ter Bimby, aquecer a mistura até aos 50oC (será necessário um termómetro de cozinha).


4.  Colocar a mistura nos copos, fechá-los e abafá-los bem com uma ou duas mantas polares e um saco térmico.


5. Desligar o forno e colocar no seu interior o saco térmico e esperar 10 a 12 horas (podem ser apenas 8 horas para os iogurtes líquidos).


6.  O iogurte líquido é batido antes de ser consumido. O que faço é agitar freneticamente a garrafa onde os fermento e deito depois em frascos individuais (se os frascos individuais forem de vidro, a fermentação pode ser feita diretamente neles).

Estas fotografias são de uma "fornada" que fiz há uns tempos: meia receita de iogurte sólido natural e meia receita de iogurte líquido de ananás (usei duas colheres de compota de ananás, que fiz apenas para este efeito, com menos açúcar do que uma receita de compota normal).


Para aromatizar iogurtes já usei aroma de baunilha, leite de coco, chocolate em pó (nestes casos, deito um pouco de açúcar; calculo cerca de 5g por iogurte) ou compotas de fruta (nunca consegui fazer iogurtes sólidos de morango e os líquidos tiveram de ser fermentados num recipiente de inox; com kiwi, nem sempre dá certo…).

Para quem gosta de cozinha, é uma coisa que dá prazer fazer e ajuda a poupar muito dinheiro!!!

3 comentários:

  1. Estou realmente tentada em experimentar fazer iogurtes liquidos, mas surgiu uma dúvida...Ao aromatizar os iogurtes liquidos, que quantidade coloca?
    Obrigada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!!
      É de tentar, sim...
      Dependendo dos iogurtes, há casos em que o próprio aroma do iogurte é suficiente para dar aroma. Eu usava os smoothie da danone, mas desapareceram do mercado. Se for de baunilha, uso uma tampinha cheia. Se usar compota, coloco três colheres de sobremesa bem cheias. Para os de coco, uso três cubos (congelo o leite de coco em cuvetes de gelo).
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigada :-) A minha última experiência foi com um iogurte de aroma a tutti frutti e de facto notou-se o aroma. Hoje estou a usar um de aroma de morango. Vamos ver como corre.
      Obrigada mais uma vez

      Eliminar