quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brownies de chocolate saudáveis


Na onda da dieta que me fará (espero eu) perder os quilos que pretendo, fiz estes brownies superlight, cuja receita recebi na newsletter da Dieta de South Beach. A meu ver, a receita é quase revolucionária, uma vez que não tem farinha. Em substituição tem feijão preto! Ou seja, para além de não ter um ingrediente que consiste em hidratos de carbono refinados e, por isso, de absorção rápida, tem uma leguminosa. A foto não está nada de jeito, mas coloquei-a na mesma, porque acho isto mesmo fantástico!



Ingredientes:
400 g de feijão preto cozido escorrido
4 ovos grandes (usei 5 ovos, porque os meus não eram grandes)
2 colheres de sopa de azeite (30 mL)
1 colher de chá de extrato de baunilha (5 mL)
1 chávena de frutose (240 mL)
3 colheres de sopa de cacau magro em pó (45 mL)
1 colher de chá de fermento (5 mL)
1/4 colher de chá de sal (1 mL - é uma boa pitada)
36 metades de noz

Aquecer o forno a 180ºC. Barrar levemente uma forma de 20cm x 20cm. Num liquidificador, colocar todos os ingredientes, exceto as nozes e processar até ficar homogéneo. Colocar a massa na forma e distribuir as nozes uniformemente. Cozer durante 25 a 30 minutos ou até dar positivo no teste do palito. Para quem está de dieta, dividir em 36 pedaços, dos quais se pode comer até três por dia.

Usei mesmo as medidas à americana (uma vez que a receita é americana), porque tenho as colheres medida e as "cups". Coloquei entre parêntesis, a conversão para as nossas medidas.

É claro que, quem não está de dieta mas gosta de comer de forma saudável, pode usar usar açúcar amarelo, por exemplo. Penso que a quantidade terá de ser cerca de 1/3 a mais.

Devo dizer que eu não fiz exatamente assim; em primeiro lugar, como estava com a pressa e como "depressa e bem não há quem", esqueci-me de deitar a frutose. Tive de improvisar, fiz uma calda, com a qual reguei o bolo, e até nem ficou tão mal assim. Das seis pessoas que provaram, só a princesa mais velha é que não gostou. Também não usei a forma recomendada; usei uma grande de buraco, que tornaria fácil o corte dos tais 36 pedaços, mais ou menos, iguais.

Vou voltar a experimentar, ver se não me esqueço de nada, e acho que esta receita vai passar a fazer parte das habituais cá de casa!

2 comentários:

  1. Olá Gianita!!!

    Mais uma seguidora desta maravilhosa dieta!

    Obrigada pelo conselho do pão.

    Só uma questão, se de fato seguiu a 1ª fase da dieta não comeu destes brownies, certo?

    Só na 2ª fase e com jeitinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não, não comi estes brownies na 1ª fase!!

    ResponderEliminar