A receita é do livro Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby. A autora do livro, Susana Gomes, é também autora de um blog que eu sigo há bastante tempo, No Soup For You, pela sua originalidade e preocupação com uma alimentação diferente e saudável, que se reflete, sobretudo, na escolha dos ingredientes utilizados nas receitas.
Ingredientes
Manteiga q.b. para untar
100 g farinha de trigo integral
100 g de farinha para bolos
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
180 g de açúcar amarelo
Casca de um limão (só a parte amarela)
10 g de gengibre fresco, descascado (um pedaço com cerca de 1 cm)
250 g de curgete com casca
1 iogurte natural
50 g de coco ralado
100 g de azeite
3 ovos
Para a confeção do bolo, sugiro que visitem o blog No Soup For You, onde a autora apresenta uma versão mais simples (menos completa e saudável) deste bolo. São apresentadas as duas formas de preparar o bolo, com e sem Bimby, e é só seguir os passos (o iogurte, que não existe na receita do blog, entra no momento dos ovos).
Prometo que, quando voltar a fazer este bolo, venho colocar aqui a fotografia; ele fica mais escuro do que aquele que aparece no blog, devido à introdução da farinha integral. O bolo foi um sucesso entre os adultos, para as crianças nem por isso...
Um ano depois, cá está a foto:
Talvez devesse ter cozido um pouco mais...
Adoro gengibre pelo que fiquei curiosa. O que eu gostava mesmo muito de aprender a fazer é essa massa com a qual cobriste o bolo. Ficou lindo mas no site da Susana não aparece lá essa parte lol :) Deixo a sugestão!
ResponderEliminarPois, não fiz a massa, comprei-a!! Andei a pesquisar e parece que dá algum trabalho, leva ingredientes que, para mim, não são fáceis de encontrar e nem sempre corre bem. Comprar é muito mais fácil ;-)
EliminarPois....foi exatamente o que eu pensei também! Tem até um programa que penso que passa na Sic Mulher, chama-se Ace of Cakes. Eles fazem bolos maravilhosos e muito engraçados com essa massa (ou parecida). Eu não sabia era que se comprava assim! Já vou investigar!
ResponderEliminarEu comprei numa loja física, mas essa mesma loja tb tem uma loja virtual. Há várias!
EliminarCá este ele! E tão bem "vestido" :)
ResponderEliminarFico feliz que tenha sido aprovado!
Bjs
Obrigada!!
Eliminar