A mais pequena das princesas cá da casa tem sempre uma festa mais modesta. A menina não tem culpa, mas isto de fazer anos no início do ano letivo tem esta consequência. Assim, ela não teve direito sequer a um bolinho feito pela mamã no dia da festa. O bolo de aniversário dela foi comprado, coisa que já não acontecia há muito tempo cá em casa.
Para a compensar, fiz-lhe um bolinho de chocolate (a pedido dela) para levar para o jardim de infância e dei-lhe um arzinho de graça. Até ficou bonitinho, não ficou?
Este bolo faz sempre muito sucesso. É daqueles que saem sempre bem e muito fácil de fazer. Lembram-se de umas receitas que havia no Minipreço há uns anos? Acho que eram semanais e estavam à nossa disposição em panfletos nas caixas de pagamento. Bem ou mal cozido, ao gosto de cada um, é uma delícia!
Já experimentei a versão sem ovos, mas hoje venho partilhar a receita original com apenas algumas adaptações.
Ingredientes:
2 chávenas de chá de farinha
125 g de chocolate em pó
1 chávena de chá de açúcar
3 ovos
3/4 chávena de chá de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de chá de água morna
1 pitada de sal
200g de chocolate para culinária
1 lata de leite condensado
Preparação:
Bater os ovos e o óleo. Acrescentar, lentamente, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal e misturar bem. Acrescentar a água morna e o chocolate, envolver e deitar numa forma sem buraco untada e polvilhada com pão ralado. Vai ao forno preaquecido a 170-180ºC durante 35 minutos ou mais, depende do forno e do grau de cozedura que se pretende.
Entretanto, derrete-se o chocolate partido com o leite condensado. Eu faço-o sem banho-maria, na placa de indução; é muito rápido e não nos podemos descuidar. Sempre a mexer, está tudo homogeneizado ao fim de poucos minutos. Para cobrir o bolo, tanto este como a cobertura não devem estar muito quentes para evitar que a cobertura escorra demais.
Usei um cortador de bolachas em estrela para fazer a decoração; coloquei o molde e enchi com as bolinhas coloridas.
Para partilhar as experiências que dão sentido à minha vida, que a tornam mais fácil e que podem servir aos outros.
Páginas
▼
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Correção à receita de pão caseiro
Um dia destes, uma leitora fez o pão caseiro e parece que ficou a saber muito a fermento. Ela não sabia porque razão o pão tinha ficado assim e consultou-me. Não sou assim tão especialista, mas lembrei-me que talvez ela tivesse usado chávenas pequenas demais e foi mesmo isso que aconteceu. Foi aí que me apercebi que não indiquei o tamanho da chávena na receita. A chávena deve ser de 240 a 250 mL. Se for usada uma chávena mais pequena, então dever-se-à reduzir a quantidade de fermento e a quantidade de sal.
Já acrescentei esta informação na receita.
Boas "padeirices"!!
Já acrescentei esta informação na receita.
Boas "padeirices"!!