segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bloco de notas personalizado

Uma das coisas a que tenho de me habituar é ao uso de um bloco de notas "universal", isto é, que me acompanhe sempre e onde eu possa anotar tudo aquilo que não devo esquecer. Como já tentei, por várias vezes durante a minha vida, utilizar uma agenda, não me tendo conseguido habituar a ela, resolvi, desta vez, comprar um bloco baratucho para trazer na carteira. O bloco era feiote, pelo que resolvi embelezá-lo, protegendo as folhas. Não é que tenha ficado uma perfeição, mas acho que está digno de ser mostrado. Provavelmente, ele não se vai aguentar assim, direitinho, durante muito tempo; mas espero sinceramente ter de o "reparar", pois será sinal de que o usei o suficiente para que se estragasse e que estarei no bom caminho para os meus tão ansiados hábitos de organização.





Tem algumas imperfeições, entre as quais, os riscos de cola visíveis por trás do papel que usei para o forrar, mas acho que está bonitinho...

domingo, 29 de julho de 2012

Destralhamento - Episódio 2

Continuando a destralhar. No último dia, lembrei-me que tinha de aproveitar a ausência das Princesas em casa dos avós para dar a volta aos brinquendos. Lá fui eu, de sacos de lixo na mão e... zás! Dois sacos de bonecos/peluches e outros brinquedos para dar, mais dois sacos de coisas que não tinham ponta por onde se lhe pegasse para o lixo. Aproveitei a embalagem, peguei em mais uns sacos e dei uma volta pela casa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como estendo as calças

aqui disse que não perco muito tempo a passar a ferro. Para isso, é preciso estender a roupa com cuidado e de modo a que não enrugue. Hoje, venho apenas mostrar como estendo as calças que podem passar sem o ferro. É assim:



Saem da máquina, passam pelo secador de fugida e, depois, são estendidas assim. Finalmente, é só arrumar. Para quem é mais concentrada e organizada do que eu, penso que é possível conseguir isto, mesmo sem levar a roupa ao secador. É preciso centrifugar a roupa a rotações menos altas e estendê-la logo que a lavagem acaba (coisa que eu raramente faço). Tenho uma amiga que faz assim, por isso, podem experimentar!

terça-feira, 24 de julho de 2012

6º Aniversário - segunda parte

Quando as filhotas fazem anos num dia de semana, acabam sempre por ter duas festas, uma no próprio dia, só para os de casa (avós incluídos) e outra, no fim de semana, para os amiguinhos.
A princesa Mecas teve a sua festinha no sábado, com direito e insufláveis e tudo, e a mamã voltou a fazer um bolinho de aniversário. A pedido da menina, saiu mais uma Kitty:




Como já lhe tinha feito uma Kitty (cabeça) quando fez 4 anos, agora fiz-lhe uma de corpo inteiro com direito a balão e tudo. São dois bolos diferentes: a Kitty é um bolo de laranja (receita do livro base da Bimby) e o balão é um bolo de chocolate sem ovos e sem leite (bastante mais saudável).
Terei de apurar a téncica com a cobertura, porque ainda deixei muitas imperfeições, mas para segunda vez, acho que não está nada mal!
Que tal?

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aproveitamento de carnes grelhadas

Cá em casa gostamos de aproveitar tudo o que é possível. Quando se fazem grelhados e sobra carne, para além de congelar e utilizar, mais tarde, em empadão, costumamos cortá-la em bocadinhos e temperar com azeite, alho e orégãos. Quente ou frio, é muito agradável. Só é preciso ter em atenção que isto só é uma boa opção com carnes que tenham sido bem passadas.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Destralhamento- Episódio 1

Pode não parecer, mas sou muito desorganizada. E isso tira-me do sério. A coisa é de tal forma que nem sequer tenho tido coragem para começar a mudar.
Felizmente, descobri, há pouco tempo, um blog que me está a ajudar a mudar a minha vida, The Busy Woman and the Stripy Cat. Recomendo-o vivamente. Já consegui perceber o que me faz ser desorganizada, perceber que "arrumação" é diferente de "organização", descobrir que se pode aplicar o minimalismo em casa e na vida, entre outras coisas. Já tenho, mentalmente, planeado o que fazer, mas é preciso passar para o papel. Só não sei, ainda, por onde começar.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

6º Aniversário da Princesa Mais Velha

Hoje, passo por aqui a correr apenas para vos mostrar o bolinho de aniversário que fiz para a minha princesa:




Saiu bem, não saiu? Depois dou pormenores sobre a confeção, combinado?
Já agora, deixem-me só partilhar convosco que é uma emoção ver uma filha fazer 6 anos. Sinto como se a minha filhota tivesse completado a primeira etapa da sua vida e que agora vai começar outra, o caminho sem volta para a sua independência. Que orgulho!!! E que aperto!!!

sábado, 14 de julho de 2012

Boas escolhas: ovos

Há uns tempos, recebi um email sobre a proveniência dos ovos de compra. Fiquei, simplesmente, horrorizada.
Há quatro códigos para diferenciar os diferentes tipos, que vão desde os ovos de galinhas criadas ao ar livre até aos ovos de galinhas criadas em gaiolas. Quando vi as imagens, arrepiei-me! Não consigo compreender tamanha crueldade para com as pobres galinhas, só porque se quer aumentar a produção de ovos com os menores custos possíveis. Desde essa altura, tenho tido sempre atenção aos códigos dos ovos que compro. Não quero dar lição nenhuma sobre tudo o que aparece escrito nos ovos; apenas gostava que passassem a dar atenção, na linha de baixo, ao número que aparece antes do PT (no caso dos ovos nacionais, que também faço questão de escolher).


Neste caso, o número que aparece é 1, que quer dizer que os ovos são provenientes de galinhas criadas ao ar livre. Os outros números significam:

0 - ovos de criação biológica
2 - ovos de galinhas criadas no solo (em aviários)
3 - ovos de galinhas criadas em gaiolas (onde elas não se conseguem desviar do seu local senão uns centímetros)

Assim, os ovos que compro normalmente são estes:


São os únicos que não têm o algarismo 3, no supermercado onde costumo ir, e têm o símbolo dos produtos nacionais "Compro O Que É Nosso".
São bastante mais caros, é verdade, mas já não sou capaz de comprar dos outros. Por razões semelhantes, nunca mais comprei senão frango do campo.
Não custa assim tanto e faz muita diferença na vida das galinhas!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aproveitar molho de um guisado

Hoje, fiz este frango guisado para o almoço.




Na hora de arrumar a cozinha, guardei o que sobrou, com um pouco de molho, numa caixa. Sobrou outro tanto ou mais de molho, que me estava a custar deitar fora. O que fazer com aquele resto de molho? Congelá-lo e usar mais tarde.




E como? Ora, eu gosto bastante de frango cozido; por outro lado, gosto de cozinhar o frango todo de uma vez (só se gasta energia uma vez e poupa-se o tempo de cozinhar novamente). Assim, da próxima vez que cozinhar frango, cozo-o apenas e posso ter duas refeições de frango diferentes, uma de frango cozido (ou mesmo uma canja de galinha) e outra de frango com este molho que guardei.
Temos de ser práticos e tornar a vida mais fácil, para termos tempo para as coisas que são realmente importantes.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Arrebitar alface

Quem não foi para fazer salada e se deparou com uma alface murcha, com ar enfezado, pronta para seguir para qualquer lado, menos para a mesa? E com certeza já tentaram arrebitá-la com um banhinho de imersão em água, certo? Pois, hoje, venho aqui só para dizer que o banhinho é bem mais curto se for de água morna. É verdade, com água morna em vez de fria, a alface arrebita muito mais depressa. 





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Maionese sem culpa

Sem culpa, mesmo!!!
Já vos tinha aqui falado sobre como substituir ovos por sementes de linhaça em bolos. Hoje descobri que também é possível fazer esta substituição na maionese e com resultados excelentes!!!
Descobri a receita no blog "Publicar Para Partilhar" e fui logo experimentar. E não é que dá mesmo resultado?



terça-feira, 3 de julho de 2012

Como guardar um panelão de sopa

Gosto de fazer "panelões" de sopa, para garantir a sua presença no nosso frigorífico e nas nossas refeições durante algum tempo (não me perguntem porquê, mas detesto fazer sopa; duas vezes por semana chega bem!). Na hora de a guardar, opto por a colocar em duas caixas de plástico mais pequenas em vez de uma maior (a mais pequena da foto é um restinho que servirá para o meu almoço de amanhã).



E porquê? Por questões de arrumação não é, com certeza, porque assim, a sopa ocupa mais espaço no frigorífico. O motivo pelo qual faço assim tem a ver com a conservação. Cada vez que abrimos a caixa, estamos a abrir as portas ao microorganismos que poderão tornar a sopa menos boa ou até mesmo estragá-la. Assim, supondo que a sopa dura seis dias (o que acontece mais no verão, quando apetece menos comer sopa), a segunda caixa é aberta, pela primeira vez, no quarto dia e, em princípio, a sopa estará em melhores condições do que se a caixa tivesse sido aberta desde o primeiro dia.
Já tinham pensado nisto?